ASTROLOGIA CHINESA

 
 
 

2015 Ano da Cabra

 
 

Este é um ano calmo depois do ano energético do cavalo. Um ano para relaxar e fazer as pazes com tudo e todos. As coisas progridem lentamente e nós tenderemos a ser mais sentimentais e emocionais. A influência da cabra aproximar-nos-á mais do lar e das nossas famílias. Iremos  importar-nos mais com aqueles que estão perto de nós e seremos mais liberais com o nosso tempo e dinheiro.

 

O patrono das artes, a cabra despertará toda a criatividades nas nossas naturezas. Nós seremos produtivos e imaginativos quer no campo artístico ou estético. As vibrações pessimistas sentidas pela cabra farão com que sejamos mais sensíveis aos pequenos problemas. Nos empreendimentos, podemos desanimar facilmente quando as coisas não correm do nosso agrado.

 

No cenário mundial, as coisas serão tranquilas. Tempo de analisar os seus desejos e fantasias. Mas mantenha uma mão apertada na sua bolsa, porque poderá haver repercussões causadas por excesso de gastos.

 

O amor da cabra pela harmonia e o seu sentido afiado para coexistir com os inimigos preservarão este ano de muitos mal entendidos. Os moderados e as pombas serão ouvidos e protegidos. As guerras e os conflitos internacionais terminam geralmente no ano da cabra.

 

A serenidade da cabra, as suas atitudes calmas irão retardar as coisas supostamente intensas ou activas, mas este não é um ano para actividades agitadas - é um ano virado para a introspecção.

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Rato

 

 

 
 

Do rato, o nativo deste signo assimila sua característica mais marcante: a agilidade. E ele a desenvolve tanto no plano físico quanto no mental, tornando-se, quase sempre, uma pessoa eficiente e que se adapta rapidamente a todos os ambientes e circunstâncias, conseguindo tirar deles o melhor proveito para os seus interesses. Um Rato sempre é oportunista, mas isto não faz dele uma pessoa egocêntrica, pois ele sabe partilhar suas vitórias e alegrias, desde que confie na reciprocidade desse relacionamento.

 

Quando a agilidade mental do Rato se aplica ao plano verbal, ele pode ser um orador brilhante e convincente, capaz de prender a atenção de seus ouvintes tanto quanto lhe convenha. Esta característica também oferece uma possibilidade muito negativa, que faz do Rato uma pessoa maledicente e fofoqueira. E ele se vale de sua extrema facilidade de expressão e de sua esperteza para tecer comentários ardilosos e perspicazes, envolvendo as pessoas sem que elas se dêem conta disso.

 

Trabalhador dedicado e responsável, o Rato é inteligente e econômico e consegue ser bem-sucedido em todos os seus empreendimentos. Possui um ótimo tino comercial e muito bom senso para a aplicação de recursos, embora, às vezes, possa ser prejudicado pela sua própria ambição quando toma atitudes precipitadas.

 

Outro traço muito comum no Rato é a tendência à acumulação. Assim como os ratos acumulam provisões em sua toca, os nativos deste signo colecionam, ajuntam e organizam objetos, independentemente do seu valor: latas de cerveja, isqueiros, selos, miniaturas, etc.

 

No plano sentimental, sua família e seus amigos recebem dele toda atenção e afeto e podem contar com a sua ajuda sempre que dela precisarem, pois o Rato concentra neles toda a sua intensa capacidade de amar e de sentir. A caridade ou a filantropia, enfim o amor fraterno que une todos os homens, não estão entre os predicados do Rato. Mas, na vida conjugal, ele é um bom companheiro, que se preocupa com o conforto e a segurança da pessoa amada, assim como de toda a família. Emocionalmente, porém, ele é frio e distante e permanece um parceiro imaturo mesmo quando atinge uma idade mais madura. As mulheres tendem à frivolidade, são brejeiras, carinhosas e muito suscetíveis a caprichos e inexplicáveis mudanças de humor.

 

Com os filhos, os Ratos têm suas ligações mais fortes e procuram tratá-los sem favoritismos, com justiça e imparcialidade.

Elemento

 

Rato de Metal — Muito suscetível e afetuoso, este Rato torna-se mais aberto em seus relacionamentos e pode se deixar levar por paixões incontroláveis. E não será raro que encontre reciprocidade, pois sua personalidade tende a ser fascinante, embora um tanto superficial.

 

Rato de Água — Oportunista ao extremo, este Rato é muito perspicaz, criativo e tem uma intuição muito desenvolvida. Um nostálgico, ele prende-se ao passado e às boas recordações. É conservador em suas posições, principalmente na política. É um ouvinte atento e respeitoso.

 

Rato de Madeira — Naturalmente simpático e expansivo, este Rato é bem recebido em qualquer grupo, pois sabe ser um grande companheiro, principalmente quando consegue dosar o seu egoísmo. Para afirmar sua superioridade e satisfazer sua necessidade de segurança, ele tende a ser um tanto avaro e a se cercar de objetos preciosos.

 

Rato de Fogo — Independente e um tanto impulsivo, este Rato é o mais dinâmico e agitado, e, muitas vezes, falta-lhe diplomacia. Para atingir um comportamento mais equilibrado, ele precisa se envolver com idealismo nas situações e conter a sua tendência a gastar compulsivamente.

 

Rato de Terra — Tranquilo e dedicado, o Rato de Terra é o menos propenso a aventuras e mudanças. É também o mais meticuloso e perfeccionista, analisando profundamente cada problema ou situação antes de se manifestar a respeito.

 

Quadro Resumido:

 

Os ratos são: sedutores; simpáticos; generosos; divertidos; protetores; companheiros; sentimentais; sociáveis; enérgicos; dedicados; persuasivos; convincentes; meticulosos; prevenidos.

 

Mas também podem ser: egoístas; oportunistas; agitadores; inquietos; atrevidos; impulsivos; invejosos; mesquinhos; destrutivos; enfadonhos; autoritários; presunçosos; excessivamente ambiciosos.

 

 
 

Boi

 
 
 

 

 

A aparência metódica, paciente e modesta do nativo de Boi costuma atrair a confiança irrestrita dos que o rodeiam, e ele não os decepciona. Com uma serena tranquilidade, ele recebe muito bem os que procuram a sua ajuda e os seus conselhos e sempre se mostra equilibrado o bastante para oferecer soluções satisfatórias.

 

 O Boi é um trabalhador incomparável, dedicado e competente em qualquer atividade que escolha, principalmente se estiver sendo remunerado com justiça e as suas qualidades forem reconhecidas.

 

 Entretanto, sob todas essas qualidades que o fazem um líder nato, capaz de assumir funções de extrema responsabilidade e posições de chefia, o Boi esconde um temperamento intempestivo e muito perigoso quando é contrariado ou decepcionado. Um nervosismo incontrolável o domina e as reações violentas não são raras.

 

 Para os Bois menos evoluídos, trabalhar por conta própria, numa atividade que atenda aos seus interesses, é a melhor solução. Assim, eles atingem os seus objetivos e evitam que a teimosia e a prepotência que marcam as suas reações nesses momentos de fúria prejudiquem seu relacionamento, tanto com os superiores quanto com os subordinados.

 

 No lar, o nativo de Boi é uma presença forte e segura, capaz de oferecer apoio nos momentos de preocupação ou de desespero e de comemorar uma vitória mantendo a mesma calma, num companheirismo que reconforta a todos, desde que respeitem os seus valores e convicções. Sua concepção de família e casamento é muito tradicional, e ele pode tornar-se excessivamente possessivo e autoritário para com os seus. A mulher de Boi é a dona-de-casa perfeita e, feliz com essa condição, desempenha com perfeição o seu papel.

 

 

 Geralmente, ela assume a administração do lar, e cabem a ela todas as decisões importantes. Não se deve esperar de um Boi um comportamento romântico e apaixonado ou mesmo muito constante, pois ele prefere sentir-se livre para tomar decisões e dirigir sua rotina conforme lhe convenha. Quem souber superar a mágoa e o ressentimento que essa conduta inevitavelmente causa e compreender que esse descaso é apenas aparente, terá nele um parceiro inesquecível. Além de ser muito carinhoso e de, nos momentos oportunos para ele, cobrir de atenções e cuidados a pessoa amada, ele é um amante ardoroso e criativo.

 

 

 Sua sensualidade e sua disposição para o amor se aliam para obter de cada momento todo o prazer possível, sem se prender em inibições ou barreiras. Aqui, o Boi não reconhece os convencionalismos.

 

 

 Mas a sua possessividade também se manifesta nesse campo, e o ciúme doentio pode ameaçar seus relacionamentos amorosos. Ele tende a considerar os parceiros como sua propriedade, e não tolera neles a menor reação.

 

 

 

Elemento

 

Boi de Metal — Esta conjunção intensifica a força e a energia naturais do Boi, mas o mesmo acontece com a sua teimosia. O poderoso senso de responsabilidade pode aclarar-lhe as ideias e acalmar-lhe o espírito. 

 

Boi de Água — O Boi se torna mais flexível, mais acessível a pessoas e circunstâncias, qualquer que seja o seu relacionamento com elas. Passa a necessitar de apoio e de segurança, principalmente financeira. Projetos a longo prazo são o seu forte, pois é muito perseverante.

 

Boi de Madeira — Também honesto, leal e tradicionalista, este Boi é mais maleável e sente-se à vontade em qualquer ambiente. Marca sua presença usando compreensão e elegância, o que, geralmente, lhe garante posições de prestígio.

 

Boi de Fogo — Numa combinação explosiva como esta, a impulsividade torna-se alarmante. O orgulho e o egocentrismo naturais do Boi podem tornar-se complexo de superioridade. Com uma franqueza absoluta, chega a mostrar-se inoportuno e até desumano, quando não insultuoso. Às vezes, no entanto, é capaz de gestos e reações de extrema generosidade.

 

Boi de Terra — É a combinação perfeita para o Boi, na qual ele tem todo o apoio de que necessita para prosseguir em sua jornada. Firme, forte, sincero e eficiente, aqui ele tem serenidade para lutar pelos seus ideais. Sem dúvida, ele os atingirá, mais cedo ou mais tarde, e jamais perderá uma posição conquistada.

 

 

Quadro Resumido:

 

 Os bois são: trabalhadores; metódicos; solidários; reservados; persistentes; precisos; altivos; dignos de confiança; líderes natos; tradicionais; muito ligados à família.

Mas também podem ser: vagarosos; descuidados; teimosos; autoritários; convencionais; péssimos perdedores; ciumentos; vingativos; rancorosos; possessivos; incompreendidos.

 

 
 

Tigre

 

 
 

O Tigre tem um temperamento explosivo, rebelde, que não suporta qualquer tipo de restrição. A obediência não é uma das características dos nascidos no ano do Tigre; pelo contrário, exigem a obediência dos outros, o que sempre acabam conseguindo. Eles emanam força, poder e magnetismo, um conjunto de atributos que sempre fascina os outros. Resumindo, pode-se dizer que o Tigre tem carisma, sabe disso e aproveita, e quando se diz “aproveita”, quer dizer que aproveita mesmo. Pois um Tigre jamais desperdiça suas próprias forças: sempre espera o momento certo ou intui uma ocasião favorável para obter o máximo resultado com o mínimo esforço. Mas se tiver uma convicção profunda, uma causa justa, um ideal, pode dar tudo de si pela sua realização, sem medir esforços, com entusiasmo e generosidade. Porém, em qualquer situação, ele tem de ser o chefe. Se estiver em posição subalterna, surgirão problemas e ele acabará abandonando a empresa.

 

O nativo de Tigre, com a sua passionalidade e impulsividade, tem uma relação estranha com o dinheiro. Estranha, mas correta. Sabe que o dinheiro foi feito para gastar e gasta sem se preocupar muito. Mas para gastá-lo, é preciso tê-lo. E o Tigre se esforça para obtê-lo.

 

Na verdade, o ideal para este tipo astrológico é trabalhar apenas o necessário, no momento em que precisa ou simplesmente deseja algo. Uma vez atingido o objetivo e satisfeito o desejo, poderia ficar algum tempo inativo, em repouso. Entretanto, infelizmente, nem sempre a vida permite isso, e o Tigre se agita e ruge, sentindo-se prisioneiro de um escritório ou de uma atividade. Para evitar maiores aborrecimentos, ele deve escolher uma profissão liberal.

 

O amor e a afetividade do Tigre também são marcados pela paixão. Impetuosos e inconstantes, estes amantes não suportam as relações amorosas com pessoas mais fracas do que eles. Se um nativo deste signo casar ou mantiver uma relação sentimental com alguém que precisa ser constantemente estimulado, não vai demorar muito em se sentir aborrecido, perdendo o interesse e começando a “rondar” em busca de uma nova oportunidade. Embora não seja cruel, o Tigre não gosta de perder o seu precioso tempo com alguém que não esteja à altura de sua coragem e de sua força.

 

Atento, sempre disposto a lutar, ousado, o Tigre vive o amor de forma paradoxal. É sensível, emotivo, carinhoso, amoroso e sexualmente ardente e exigente. Para ele o sexo é um prazer constante, no qual “gasta” a sua energia e sua necessidade de se entregar.

 

No entanto, sua passionalidade é uma faca de dois gumes. Suas paixões costumam ser tão grandes, tão abrasadoras, que podem acabar se extinguindo num grande incêndio: o ciúme também é tão exagerado que costuma minar todo o relacionamento com a pessoa amada.

 

Elemento

·         Tigre de Metal — Uma personalidade forte, que se nota rapidamente em qualquer ambiente, sem que diga ou faça nada de especial. Grande otimismo, que o estimula a superar as situações difíceis, provocadas por decisões irrefletidas. Uma grande causa ou ideal podem tornar este Tigre um trabalhador entusiasta.

·         Tigre de Água — Facilidade em se comunicar, muita compreensão e grande inspiração. A Água sempre dá mais flexibilidade e receptividade, tornando o nativo uma pessoa muito intuitiva. Um defeito, porém: a tendência a deixar as coisas incompletas, realizando-as apenas a nível da imaginação.

·         Tigre de Madeira — Este é o Tigre menos orgulhoso e menos autoritário, o mais humanitário e fiel, embora tenda a jogar nas costas dos outros as suas próprias tarefas. Como também é muito suscetível, mostra-se desconfiado e passa o dia todo em extrema atenção. Além disso, costuma ser superficial, nunca indo até o fundo das coisas.

·         Tigre de Fogo — O Tigre mais… tigre, cheio de energia, iniciativa e força. É independente, atirado e agressivo. Sua sensualidade exije demais do parceiro, que tem de suportar todos os seus desejos ou correr o risco de ser abandonado.

·         Tigre de Terra — A Terra dá estabilidade e freia os impulsos aventureiros. Porém, também pode impedir que se veja além do próprio nariz. Este é o Tigre da razão e da reflexão, que evita os atos impensados, estranhos ou exóticos.

 

Quadro Resumido

Os tigres são: muito generosos; gentis; bem-educados; corajosos; cheios de segurança; protetores; respeitáveis; nobres; ativos; magnéticos; afortunados; fortes; autoritários; sensíveis; passionais; profundos.

Mas também podem ser: indisciplinados; intransigentes; vaidosos; temerários; amantes do perigo; desobedientes; briguentos; irreflexivos; violentos; irritáveis; teimosos; contrários às regras estabelecidas.

 

 
 

Coelho 

 

 
 
 
 

 

O nativo deste signo, que no horóscopo vietnamita corresponde ao Gato, é tranquilo, delicado, gentil, e tem um temperamento muito calmo. Nunca levanta a voz, não insulta, aparentemente nunca se irrita e sempre tem um comportamento muito cortês, mesmo quando é obrigado a travar relação com um inimigo. O que não quer dizer que seja fraco ou excessivamente passivo, mas apenas que sua maneira de viver não inclui a violência. Quando quer conseguir algo de alguém, vai chegando “de mansinho”, tratando a pessoa muitíssimo bem, satisfazendo todos os seus desejos, cobrindo-a de atenções. No final, qualquer pedido que faça será atendido, pois é feito do modo mais doce e agradável.

 

A gentileza, a sensibilidade e a cortesia do Coelho fazem com que ele não conceba a possibilidade de desagradar propositadamente a alguém. Entretanto, não falta a este irremediável sedutor um toque de egoísmo e narcisismo. Embora quando se trate de ajudar alguém o Coelho costume estar disponível, sempre se mantém um pouco distante, nunca se envolvendo ou se entregando completamente. Se fizesse isso, perderia sua tranquilidade e seu equilíbrio vital.

 

É sempre muito delicado e atencioso, dá ajuda financeira, conselhos, ideias, mas não é do tipo que se sacrifica pelos outros, capaz de renunciar a seus interesses ou objetivos pessoais em benefício de outra pessoa. O espírito de abnegação é totalmente desconhecido para o Coelho, que até pode admirar alguém que se sacrifique pelo próximo, mas jamais se identificará com ele.

 

Do ponto de vista profissional, o Coelho é muito hábil e sabe como aproveitar sua capacidade de persuasão e sua sensibilidade. Como sempre tem um objetivo concreto e muito bem definido, este nativo pode chegar a uma posição de destaque no campo das finanças, nos negócios, na especulação ou no comércio. A mulher Coelho costuma ser excepcional. Cheia de cuidados, espirituosa, elegante, atenciosa, aparentemente incansável, decidida, senhora de si em qualquer circunstancia. Mas também tem uma ponta de egoísmo e certa tendência ao oportunismo, sempre pensando nos seus interesses e na sua segurança econômica.

 

No amor, o Coelho também manifesta as mesmas características. Não costuma viver grandes paixões; envolve-se conservando sempre uma margem de manobra; entrega-se, mas mantendo um espaço de autonomia; e quando alguma coisa o desagrada não se irrita nem briga, apenas desaparece e não quer saber de mais nada.

 

Sexualmente, o Coelho é tranquilo e não se interessa por aventuras passageiras. Prefere um relacionamento calmo e estável a amores ardentes e apaixonados. No entanto, sempre precisa de uma pessoa com a qual possa manter uma boa relação sexual.

 

Elemento

·         Coelho de Metal — Este é um Coelho um pouco menos delicado. Inteligente, um tanto frio, confia nas próprias capacidades e persegue seus objetivos com determinação. Tem um notável senso de responsabilidade, o que o torna apto para assumir posições de comando. É muito discreto no que se refere à sua vida privada.

·         Coelho de Água — Um pouco fechado, tende a se entregar às lembranças e à melancolia, perdendo-se em quimeras e pensamentos de autopiedade. Muito receptivo, comunica-se facilmente com as pessoas, mas costuma se envolver demais nos problemas e assuntos dos outros.

·         Coelho de Madeira — Grandes dons para a diplomacia permitem a este Coelho ter ótimas relações com as pessoas. É o mais generoso entre todos os nativos do signo, o mais preocupado com os problemas alheios. Gosta de estar rodeado de amigos e adapta-se facilmente às situações difíceis.

·         Coelho de Fogo — Brilhante, desembaraçado, aberto, se dá muito bem em sociedade e gosta de se divertir. Como o Fogo aumenta a impulsividade, este é o Coelho mais nervoso e bravo. Mesmo assim, nunca chega a se tornar grosseiro, pois não gosta de brigas nem de escândalos.

·         Coelho de Terra — Mais estável e constante, este é um Coelho reflexivo e racional. Algumas vezes severo, não se adapta facilmente aos outros. Como todos os tipos de Terra, sente uma grande necessidade de bem-estar e tranquilidade material, dando tudo de si para obtê-los.

 

Quadro Resumido

Os coelhos são: discretos; refinados; virtuosos; mundanos; cheios de tato; sensíveis; sociáveis; atentos; ambiciosos; prendados; pouco rancorosos; prudentes; conservadores; hospitaleiros; engenhosos.

Mas também podem ser: pedantes; antiquados suscetíveis; distantes; tortuosos; diletantes; pusilânimes; afetadamente delicados; hipocondríacos.

 

 

 
 

Dragão

 

 
 
 

 

O dragão é o símbolo chinês da sorte. Para a tradição oriental, este signo é a influência astrológica mais benéfica, e as quatro bênçãos primordiais são atribuídas a ele: riqueza, harmonia, virtude e longevidade.

 

E os nativos de Dragão recebem toda essa energia. São ativos, fortes, decididos e notados em qualquer parte porque parecem brilhar, como se fossem realmente abençoados.

 

A perfeição é a sua meta, e eles a perseguem por toda a vida, acima de tudo e em qualquer campo. Um Dragão jamais hesita ou se recusa a enfrentar um problema ou um desafio, porque o medo não lhe é familiar. Na maior parte do tempo, a ousadia e a vitalidade estão presentes em seu comportamento. Às vezes, deixa transparecer uma dose natural de sensatez, mas isso não significa que seu entusiasmo possa ser contido.

 

A franqueza do Dragão é extrema, talvez tanto quanto a sua exuberância, e ele não tolera o mais leve traço de mediocridade ou mesquinharia. Sempre coerente, a sua relação com o dinheiro é a mais amistosa e descompromissada possível. Ele gasta despreocupadamente, passando a imagem de uma pessoa magnânima e caridosa, podendo até mesmo se recusar a receber algo que lhe é devido.

 

Muitas vezes, seu entusiasmo o impede de perceber que está sendo indelicado ou rude, mas isso é apenas um sinal de que suas convicções ou opiniões foram desprezadas ou contrariadas. Depois de deixar tudo às claras, e de dar sua palavra final sobre o assunto, ele voltará a seu comportamento normal, pois um Dragão não dispende energia guardando mágoas ou rancores inúteis, assim como não sabe fingir ou enganar a quem quer que seja.

 

No trabalho, o Dragão alcança rapidamente tudo o que pretende. Sua habilidade e suas qualidades morais e profissionais são logo recompensadas. Ele nunca passa despercebido, compartilhando sua força e vitalidade e seu esplêndido humor entre todos os que têm a boa sorte de tê-lo como colega, superior ou subordinado.

 

A mulher Dragão é autoritária, independente e uma trabalhadora muita ativa. Não há complicações ou problemas insolúveis para ela. Sua reação é imediata e direta, em pensamento e nas atitudes. Tais características fazem dela uma pessoa muito fácil para se conviver. Mas ela mesma é a sua maior fã, já que tem pleno conhecimento de seu valor. Para muitos, uma mulher Dragão tem sempre um leve traço de vaidade e presunção.

 

No amor, o Dragão pode parecer muito reticente e distante, pois dedica pouco de si à pessoa amada. Na verdade, ele acha que deve ser amado pelo que é sem que nada lhe seja exigido. Por isso, são comuns os Dragões que permanecem sozinhos e felizes com essa condição. Mesmo porque a um Dragão nunca falta boa companhia.

 

Elemento

·         Dragão de Metal — Um lutador invencível, que nem sequer concebe a existência da derrota, investindo tudo para obter uma vitória. Pode parecer presunçoso e cheio de si, pois lhe falta diplomacia.

·         Dragão de Água — Nesta conjunção, o espírito exaltado do Dragão recebe a tranquilidade da Água, tornando-se menos impaciente e egoísta. Adquire moderação e aprende a agir com sabedoria. Muitas vezes, porém, é dominado por um exagerado otimismo.

·         Dragão de Madeira — Este Dragão continua a se sentir como o centro do universo, mas é menos passional em suas reações e mais bondoso. Como é muito criativo, consegue ótimos resultados em qualquer atividade e ganha ainda mais brilho. E franco e leal.

·         Dragão de Fogo — A ambição marca a fortíssima personalidade deste Dragão, que pode mostrar-se implacável, intratável, rude e impaciente quando o acesso a algum objetivo lhe é dificultado. Nada o impede de ser um realizador, um perfeccionista que exige tanto dos outros quanto de si mesmo.

·         Dragão de Terra — Com o reconfortante apoio que a Terra lhe confere, o Dragão aprende a aceitar as lições que a vida lhe oferece, aperfeiçoando-se e, até mesmo, modificando suas posições. Muito tradicional e preso às convenções, ele analisa cuidadosamente cada novidade antes de aderir a ela, assim como não se deixa levar por opiniões apressadas. Preza a sua honra acima de tudo e tem controle sobre as próprias emoções.

 

Quadro Resumido

 Os dragões são: escrupulosos; sentimentais; entusiasmados; intuitivos; perspicazes; tenazes; sadios; cheios de vitalidade; influentes; generosos; intrépidos; cativantes; afortunados; autônomos.

 Mas também podem ser: inquietos; inflexíveis; teimosos; exigentes; irritáveis; tagarelas; insatisfeitos; indiferentes; mordazes; perdulários; apressados em seus julgamentos.

 
 
 

Serpente

 

 

 

 

 

No Extremo Oriente, a Serpente não tem o significado negativo que costuma assumir nas culturas ocidentais. Assim, os nascidos sob o signo da Serpente são pessoas sábias e misteriosas, dotadas de uma elegância natural e de uma impassibilidade inquietante.

 

A Serpente não é de fazer alarde, não gosta de chamar atenção. No entanto, quem olhar dentro de seus olhos apenas uma única vez jamais a esquecerá. Por trás daqueles olhos há sempre abismos insondáveis e, algumas vezes, pensamentos diabólicos. Aliás, pensamentos que fazem parte da personalidade da Serpente, uma parte cruel e fria que ela mesma não gosta de manifestar e que, em geral, apenas aparece no manifestar e que, em geral, apenas aparece no seu senso de humor mordaz e sarcástico.

 

Cauteloso, reflexivo e cético, o nativo de Serpente nunca perde a cal ma e consegue manter o autocontrole nas situações mais adversas, tomando a decisão na hora mais oportuna. E nisto é sempre auxiliado por sua extrema sensibilidade e por uma intuição tão aguda que vale mais do que mil raciocínios. Porém, raciocínio também não falta à Serpente, pois muitas vezes alcança graus elevadíssimos de análise, estudando e observando a realidade sem jamais se deixar envolver. Por isso, a silenciosa Serpente não deve ser ofendida ou provocada; sua vingança pode ser terrível.

 

As mulheres nascidas no ano da Serpente são as clássicas “mulheres fatais”. Fascinantes, frias, altivas, ao mesmo tempo atraem e repelem. São dominadoras, conscientes de seu charme e sabem se valorizar. Elas conseguem tudo o que querem sem dar nada em troca. Vestem-se refinadamente e costumam ter um quê de perversidade.

 

No amor, a Serpente é ciumenta e possessiva. Gosta de envolver a sua presa, depois de tê-la hipnotizado, e sufocá-la lentamente. Como amante, é apaixonada, exuberante e exigente. Evidentemente não tolera nenhuma infidelidade, porém, quando é a sua fidelidade que entra em questão, ela deixa um tanto a desejar. Em termos sexuais, os nativos de Serpente são as típicas figuras que nós conhecemos como vamp (no caso das mulheres) e Don Juan (no caso dos homens). Seduzem, atacam, usam e abandonam. Conquistar é para eles uma necessidade psicológica, a maneira por meio da qual se afirmam e se sentem seguros. Entretanto, no fundo, as Serpentes sempre mantêm uma certa auto-ironia. Inteligentes e intuitivas, elas desconfiam — mas nunca admitem — que por trás de tudo isso há um profundo sentimento de insegurança.

 

No campo profissional, a Serpente mantém a mesma frieza e o mesmo senso de observação que caracteriza sua personalidade. Ousada e analítica, define muito bem seus objetivos e pode ficar anos esperando para dar o bote certo, na hora certa. Assim, ela realiza a sua incomensurável sede de poder. Mas, neste aspecto, a Serpente não é nem traiçoeira nem cruel. Luta abertamente, manifesta suas intenções e não se assusta com eventuais adversários.

 

Elemento

·         Serpente de Metal — Força de vontade inflexível, visa ao poder e ao sucesso. Consegue o que quer, graças à sua capacidade de programação e à sua visão a longo prazo. Tem uma mente de enxadrista e prevê a maioria dos movimentos do adversário. Gosta de intrigas e de tramas complicadas.

·         Serpente de Água — Pode parecer mais com uma enguia do que com uma serpente: é quase impossível agarrá-la, pois escorrega e se liberta. Espertíssima, hábil nos negócios e nas intrigas, tem uma memória formidável, do tipo que guarda tudo classificado, como um fichário. Interesses intelectuais.

·         Serpente de Madeira — É uma pessoa muito inteligente, amante da arte e do belo. Muito séria, responsável e ajuizada, utiliza bem os conhecimentos que adquire. É convincente, fala muito bem e pode ser um excelente líder.

·         Serpente de Fogo — E a mais apaixonada das Serpentes, mas suas paixões sempre são racionais. Infalível para envolver a sua platéia, tem muita influência sobre aqueles que a cercam. E muito perseverante e ambiciosa. Às vezes pode se isolar demais, principalmente se ficar obstinada por uma ideia.

·         Serpente de Terra — Esta é a Serpente mais humana, mais leal, mais gentil. Tem a aparência de uma pessoa “certinha”, firme, extremamente comunicativa e com capacidade de liderar os outros. Muito hábil nos investimentos financeiros, jamais dá um passo maior do que a perna.

Quadro Resumido

As serpentes são: sábias; cultas; cerebrais; intuitivas; sedutoras; complacentes; alegres; afortunadas; simpáticas; elegantes; discretas; educadas; compreensivas; intelectuais; calmas; decididas.

Mas também podem ser: exibidas; más perdedoras; detalhistas; extravagantes; presunçosas; possessivas; rancorosas; vingativas; volúveis; preguiçosas; frias.

 

 

Cavalo

 

 

 

 

 

 

A palavra de ordem para os nascidos sob o signo de Cavalo é liberdade, e eles brigam por ela com unhas e dentes, muitas vezes chegando aos limites do egoísmo. Na verdade, o Cavalo é realmente egoísta, pois somente se preocupa com a própria liberdade, da qual não abre mão, mesmo que custe a de outra pessoa. Também é bastante vaidoso. Tudo deve girar em torno dele e, se isso não acontecer, sente-se muito mal, embora nunca o demonstre.

 

Mas não é nada fácil ignorar um Cavalo, porque ele tem uma personalidade fortíssima. Mantém-se porém, um pouco imaturo durante a vida toda. Costa demais de brincar com tudo, de rir de tudo. Tem ataques de raiva repentinos, caprichosos e infantis, e seu humor é muito instável. Facilmente se empolga e sai no galope, mas pode se desinteressar repentinamente, atitude que jamais reconhece.

 

O Cavalo é um signo cheio de capacidade, habilidade e agilidade em qualquer campo. No trabalho, os colaboradores ou os colegas de um Cavalo dificilmente conseguem acompanhar o seu ritmo frenético, e como ele é um tanto desatento em relação aos outros, espanta-se com esse fato. Então fica irritado e acaba fazendo tudo sozinho. Tem uma capacidade de trabalho incrível. É capaz de se dedicar a algo que lhe interesse ou que deva fazer durante longos períodos, sem se preocupar com comida, sono ou qualquer outra “bobagem desse tipo”. No entanto, no campo profissional, como em tudo, não tolera horários nem restrições de qualquer espécie.

 

A mulher Cavalo é um pouco tagarela, elegante nos gestos, cheia de brio, inteligência e espírito de aventura. Ágil e sempre muito ativa, esportiva e desembaraçada, ela não gosta de ser domada, e quem tentar corre o risco de levar alguns “coices”.

 

No amor, os nativos de Cavalo não são muito românticos ou dados a gestos carinhosos ou a grandes demonstrações de afeto. Preferem as relações amorosas do tipo “grandes amigos”, que deixam a ambos uma liberdade de ação considerável. Podem ficar apaixonados — o que acontece com bastante frequência — e vivem essa paixão intensamente durante uma semana ou duas. Porém, esse estado de graça passa logo e aí, então, os Cavalos se sentem um pouco envergonhados pelas tolices cometidas nesses loucos dias de paixão.

Sexualmente, os Cavalos são fogosos, exigentes, experientes e infatigáveis, porém são muito egoístas. Preocupam-se com o próprio prazer e esquecem o do parceiro. E se este reclamar, eles se ofendem, pois sentem nessa queixa um questionamento de seu “maravilhoso” desempenho. Como em outros aspectos, também no sexo os Cavalos são muito apegados à auto-imagem de “animais livres e potentes”.

 

No entanto, quando encontram um parceiro que não aceita esse comportamento ou que não se deixa impressionar por sua imagem, estes nativos podem começar a superar a imaturidade que os torna tão egoístas.

 

Elemento

  •    Cavalo de Metal — É provavelmente o mais teimoso dos Cavalos, o mais egocêntrico. Em compensação, é fogoso, impetuoso, fascinante e extremamente intuitivo. Cheio de ideias, bom humor e vitalidade, teria melhores condições de ser feliz se não fosse tão inconstante. O medo de perder a liberdade o faz fugir de relacionamentos sérios.

  •    Cavalo de Água — É do tipo que vai com as ondas e muda de acordo com o vento. Dependendo das circunstâncias, muda de ideia, opinião ou sentimento. No fundo, nunca consegue sentir-se “em casa”. No entanto, é alegre, engraçado e faz parecer que sabe mais do que realmente sabe. Também é muito adaptável.

  •    Cavalo de Madeira — Costuma ser fã de tudo o que é moderno, mecânico, automático, eletrônico, tecnológico. É o Cavalo com maiores capacidades de raciocínio lógico, matemático, classificador. Mas isso não o impede de ter senso de humor, falar bem e ser bastante aberto e sociável.

  •    Cavalo de Fogo — Como a chama é tão mutável como a água, também este Cavalo é muito volúvel e inconstante em todos os aspectos. Para se sentir bem, precisa cuidar de várias coisas, desempenhar muitas funções e mudar sempre de casa. É bastante inventivo e consegue se sair bem de qualquer situação.

  •    Cavalo de Terra — O mais tranquilo dos Cavalos, o menos propenso a se deixar levar por impulsos momentâneos. Tem tino comercial e financeiro e nunca perde a jovialidade.

 

Quadro Resumido

Os cavalos são: amáveis; eloquentes; hábeis; donos de si mesmos; espertos; atléticos; divertidos; charmosos; independentes; francos; enérgicos; trabalhadores; sentimentais; alegres; sensuais.

Mas também podem ser: egoístas; fracos; coléricos; impiedosos; rebeldes; vulgares; sem tato; impacientes; insensíveis; rapaces; donjuanescos

 

 
 

Cabra

 

 

 

 

 

Os nativos do ano da Cabra são doces, compreensivos, tranquilos, sentimentais. São pessoas em quem sempre se pode confiar Bons samaritanos, estão dispostos a ajudar, compreender, confortar e dar o seu sincero afeto a todo momento. Com seus cuidados e preocupações, eles podem cercar as pessoas que amam de uma proteção até exagerada, e não exigem nada em troca.

 

Mas eles estendem, incondicionalmente, essa boa vontade e condescendência a si mesmos, e jamais questionam qualquer atitude ou posição que assumam.

A Cabra age segundo uma orientação prudente, comedida, delicada. Mas este comportamento não significa fraqueza ou falta de interesse. Ela usa da força da resistência passiva, apelando até para as lamúrias e lágrimas para conseguir o que quer. Além disso, ela não se importa em ficar numa posição de dependência e se adapta perfeitamente a situações que muitos poderiam considerar pouco dignas, desde que se sinta protegida.

 

Este traço também não é sinal de oportunismo de sua parte. Uma Cabra é sincera acima de tudo. Quando chora ou implora, ela está apenas expondo o que sente.

 

Emocionalmente, a Cabra é muito frágil e se perturba até mesmo por uma palavra mais brusca ou uma crítica áspera. Para poupar a si mesma e aos outros, ela evita a violência e situações de conflito a qualquer custo. Muitas vezes, essa conduta torna-se, além de autodefesa, uma manifestação de comodismo ou mesmo de preguiça.

 

Quando se esforçam, os nativos de Cabra atingem um desenvolvimento intelectual e artístico extraordinário, pois a sua intuição e a sua criatividade lhes permitem que absorvam cada estímulo ou informação. Na música, na pintura ou na literatura estão suas atividades mais favoráveis. Infelizmente, a falta de disciplina e a preguiça quase sempre os impedem de construir uma carreira à altura das suas possibilidades.

 

Para a vida profissional, a melhor solução para a Cabra é evitar funções que a obriguem a cumprir horários rígidos e a assumir grandes responsabilidades: o empenho e a pontualidade não estão entre as suas qualidades.

 

Em relação ao amor, a Cabra é de um romantismo incurável e evita amores ou relacionamentos problemáticos, desistindo deles ao primeiro obstáculo. Mas, quando se entrega a uma paixão, é muito dedicada e se comporta com uma absoluta parcialidade para com a pessoa amada. Entretanto, como é indecisa, às vezes ela se deixa envolver por ligações afetivas mais complexas. Nada disso dura muito tempo, pois a Cabra também é inconstante.

 

No casamento, os nativos deste signo procuram a estabilidade e a segurança de que necessitam. Mesmo que não o consigam, dificilmente ficam sozinhos ou desamparados, pois sempre há alguém que se comove com a pureza e a bondade de seu coração e quer retribuir seus favores.

 

Elemento

  •    Cabra de Metal — O Metal torna a Cabra mais forte e corajosa e mais capaz de desenvolver seus dons artísticos. Mas a sua sensibilidade se mantém, principalmente quando se refere às pessoas e aos lugares que ama. Qualquer separação lhe será dolorosa.

  •    Cabra de Água — Aparentemente, esta Cabra se adapta muito bem a situações diversas, mas, no fundo, sente-se muito insegura quando tem de enfrentar mudanças. E a composição clássica da Cabra, doce e indefesa, mas não hesita em se aproveitar da ternura que desperta nos que a rodeiam.

  •    Cabra de Madeira — Bons, fiéis e devotados, os nativos de Cabra têm na Madeira o seu elemento mais favorável. Dedicam-se integralmente a proporcionar o melhor de si a quem se aproxima deles, e, por isso, são um alvo fácil para os aproveitadores. Adoram os animais e são as Cabras mais constantes em seus sentimentos.

  •    Cabra de Fogo — Com o calor, a Cabra se torna ardorosa e pode ser agressiva quando for ameaçada ou ferida. Recebe também uma providencial dose de coragem. Vaidosa, adora o convívio social e as festas, quando pode exibir todo o seu charme. É excelente anfitriã.

  •    Cabra de Terra — Prudente em tudo, principalmente em relação ao dinheiro, esta Cabra é a mais trabalhadora, o que não a impede de se divertir Tem também uma consciência mais clara de sua capacidade e, apesar de preferir a liberdade absoluta, leva muito a sério as relações familiares.

 

Quadro Resumido

As cabras são: elegantes; criativas; inteligentes; doces; simples; perseverantes; humildes; delicadas; amorosas; maleáveis; altruístas; pacíficas.

Mas também podem ser: pessimistas; detalhistas; insatisfeitas; caprichosas; comodistas; indisciplinadas; dependentes; inquietas.

 

 

Macaco

 

 

 

 

 

Dono de uma personalidade brilhante, o Macaco é muito ágil nos gestos, nos pensamentos e na língua. É extremamente vivo e esperto e usa conscientemente suas qualidades para fazer carreira, conseguir favores, obter lucros e bens de qualquer espécie. Astucioso, alegre e malicioso, o Macaco é muito sociável e aparentemente se dá bem com todos. Na verdade, isto não passa de uma tática, pois o Macaco é muito interesseiro. Ele pode divertir, auxiliar e ser prestativo, fazendo tudo para agradar aos outros, mas sempre há a possibilidade de que esteja visando apenas aos seus próprios interesses.


 

Os nativos deste signo são muito competitivos, e qualquer vitória, não importa em que campo, será para eles motivo de grande satisfação. Nisso tudo se percebe evidentemente um toque de inveja e de ciúme, mas não muito acentuado: o Macaco sempre está lutando também contra si mesmo para se superar, se aperfeiçoar.

 

O nativo deste signo é versátil por natureza e se adapta facilmente a qualquer trabalho ou atividade. Se tiver instrução superior, pode produzir resultados surpreendentes. Muitas vezes, o Macaco é um intelectual e costuma ser grande a sua bagagem de conhecimentos. Ele sabe uma infinidade de coisas, tem excelente memória e grande criatividade, chegando às vezes a beirar a genialidade. O Macaco é capaz de resolver os problemas mais complicados.

 

Entretanto, ele não tem muitos escrúpulos. Não hesita em ser maldoso ou em mentir quando for necessário. Em outras palavras, o Macaco é um oportunista. E, por isso mesmo, consegue controlar muito bem o seu sarcasmo quando percebe que pode irritar alguém que no futuro talvez lhe seja útil. Apesar de arrivista (ou talvez justamente por isso), o Macaco é muito simpático e tem uma prodigiosa capacidade para divertir as pessoas. Pode não parecer tão simpático para aqueles que são atingidos por sua língua afiadíssima. Mas é difícil levá-lo muito a sério, porque ele também é capaz de auto-ironia, conseguindo ser tão ferino em relação a si mesmo quanto em relação aos outros.

 

A mulher Macaco é marcante, podendo ser provocante mesmo quando não for bonita, e sempre está representando um papel: ora é a dona-de-casa perfeita, ora a mulher fatal, a intelectual, a boêmia, e assim por diante. Segue a moda, mas sempre lhe acrescenta um toque pessoal.

 

No amor, o Macaco pode encontrar algumas dificuldades porque, apesar de ser passional, ele é instável. Assim, ele se embala facilmente, mas, depois da euforia inicial, sempre vem o tédio. E então terá de recorrer a todos os seus truques para conseguir se desvencilhar do parceiro de modo suficientemente elegante e partir em busca de um novo amor. No entanto, devido à sua inconstância, sua busca será inútil. O bom humor e o senso crítico, porém, não permitirão que o Macaco se desespere.

 

Elemento

  •    Macaco de Metal — Este Macaco, mais decidido e menos diplomático, gosta muito das novidades. Excessivamente orgulhoso, prefere, em princípio, agir sozinho. Consegue ter aspirações elevadas, desde que elas não cheguem a atingir sua conta bancária.
  •    Macaco de Água — Este tipo, muito habilidoso em lidar com as pessoas, sempre dá um jeito de contornar os obstáculos, preferindo o acordo ao combate. E um indivíduo original, e suas ideias são mal interpretadas ou incompreendidas.
  •    Macaco de Madeira — Tem espírito irrequieto, mas não dispersivo. Sua curiosidade inata facilmente se transforma em interesse, levando-o a aprofundar-se nas coisas. Também este Macaco não deixa passar nenhuma ocasião para melhorar a própria situação social e econômica, mas não é tão ávido quanto os outros. Bom planejador.
  •    Macaco de Fogo — E um Macaco forte e dominador, exige muito de si mesmo e dos outros e sempre tem novas metas. Uma obstinação extremada pode lhe causar problemas. Tem facilidade para avaliar as situações e agir de acordo. Mas, no fundo, é inseguro e desconfiado.
  •    Macaco de Terra — É um Macaco estranhamente calmo e discreto, que foge da confusão e do barulho. Muito escrupuloso e honesto, seguidor das leis e das regras, estuda e trabalha com método. Capaz do mais absoluto desinteresse, embora não seja insensível à admiração e ao apreço dos outros. É uma pessoa em quem se pode confiar.

 

Quadro Resumido

Os macacos são: inteligentes; espertos; espirituosos; inventivos; afáveis; lúcidos; hábeis; independentes; ativos; entusiastas; sutis; passionais; joviais; fascinantes.

Mas também podem ser: vaidosos; infiéis; dissimulados; oportunistas; imaturos; pouco escrupulosos; desonestos; linguarudos; matreiros.

 

 

 

Galo

 
 

Em seu íntimo, o nativo de Galo é uma pessoa simples, direta, honesta e conservadora, e prefere que a sua vida siga uma rotina tranquila e produtiva. Mas a vaidade e a excentricidade são muito fortes em sua natureza e ele não resiste aos seus frequentes apelos.

 

Para satisfazer a sua ânsia por notoriedade, o comportamento social do Galo tende a aparentar uma exuberância que o torna notável em qualquer ambiente. Presença de espírito, inteligência e desembaraço são os predicados com que ele conta para sustentar essa imagem e ocupar o centro das atenções, que ele está certo de merecer, como um presunçoso nato que é.

 

E ele nem pensa em se conter. Apresenta-se sempre o melhor e o mais adequadamente possível manifestando suas opiniões com a máxima clareza em todas as oportunidades, mesmo que isso signifique ser intrometido, rude ou indelicado. O Galo persiste em sua performance sem se importar com a hipótese de não estar sendo bem-vindo no momento ou de estar magoando ou aborrecendo alguém. Ele é um egoísta, e só se importa consigo mesmo. Tamanha vaidade o torna muito suscetível a bajulações, cumprimentos e elogios a seus méritos, reais ou imaginários.

 

Quando analisados com frieza e um pouco mais na intimidade, os Galos se revelam tímidos e acanhados em suas maneiras e pretensões, pois os seus projetos fabulosos não passam de invenções ocasionais, que ele improvisa para satisfazer a sua necessidade de atenção.

 

Os galos são também grandes trabalhadores, eficientes e dispostos a assumir pesadas tarefas e novas responsabilidades sem a mínima hesitação. São capazes de fazer malabarismos para atingir a segurança financeira e administram com muito critério tanto os seus próprios bens quanto aqueles que lhe são confiados. Suas principais atividades são em áreas ligadas a relações públicas e a agricultura.

 

Geralmente, o Galo precisa lutar muito para progredir, mas ele se esquece facilmente do esforço que lhe custou cada resultado positivo. Costuma gastar sem muita preocupação e acima de suas possibilidades.

 

As mulheres deste signo também adoram a notoriedade, mas são menos fúteis e vaidosas que os homens. Sua competência profissional é indiscutível e, como esposa, mãe e dona-de-casa ela é a própria perfeição. Energia e eficiência são o seu lema.

 

No amor, a postura do Galo permanece a mesma. Em público, ele mantém a imagem de grande conquistador, flertando o tempo todo. Na intimidade, tende a ser tímido, discreto e, até mesmo, um tanto inibido em seus relacionamentos amorosos. Para a mulher, o principal objetivo é encontrar seu par ideal.

 

Elemento

  •    Galo de Metal — Este é um Galo laborioso, prático e organizado, que não aceita críticas de espécie alguma e chega a ser de uma parcialidade descarada. As vezes, exagera na mania de racionalizar tudo, e pode parecer friamente desumano.

  •    Galo de Água — Extremamente capaz, seguro e eficiente, tem ideias muito claras e costuma se interessar pelas ciências. Este Galo se dedica à pesquisa e pode, mesmo, dirigir equipes e grandes projetos. É muito inspirado e se expressa muito bem, tanto para escrever como para falar. Não dá grande importância aos detalhes.

  •    Galo de Madeira — A maleabilidade da Madeira torna o Galo menos teimoso e mais atento às vontades e interesses alheios, sem que ele perca sua resistência. Tende, porém, a complicar a vida dos seus colegas, colaboradores e subalternos com uma atenção excessiva aos detalhes e à burocracia. Tem também um lado progressista, que pode levá-lo a dedicar-se a projetos utópicos, irreais.

  •    Galo de Fogo — Dinâmico, decidido e bom organizador, este Galo é muito autoritário e preza sua liberdade acima de tudo. É um profissional impecável e se empenha inteiramente em sua atividade. Tem grande interesse no teatro, onde chega a ocupar posições de destaque.

  •   Galo de Terra — É o Galo menos vaidoso e tagarela e o mais realista, mas também o mais austero e severo. Tem um senso de responsabilidade admirável e gosta de encarar todas as situações sem rodeios ou hipocrisia.

 

Quadro Resumido

Os galos são: francos; alegres; divertidos; corajosos; desembaraçados; talentosos; generosos; sinceros; entusiasmados; conservadores; industriosos; elegantes; contemplativos; excêntricos; aventureiros; populares; seguros de si.

Mas também podem ser: pomposos; pedantes; maníacos; pretensiosos; visionários; desconfiados; severos; amargos; didáticos; pouco perspicazes; desaforados; dissipadores; fúteis.

 

 
 

Cão

 
 

 

O Cão é inquieto, desconfiado e se mantém na defensiva, como se permanecesse à espreita, em todas as situações. Ele está sempre preparado para enfrentar problemas ou mudanças inesperadas, sem que isto faça dele um pessimista.

 

É apenas uma personalidade que se questiona constantemente, duvidando de seus sentimentos e opiniões, buscando o equilíbrio e a harmonia ideais para seu espírito. Talvez por isso, os Cães se firmem como pessoas pouco expansivas, que só exteriorizam suas emoções quando acham necessário e oportuno. Muito inteligente, nada escapa da agudeza e da profundidade intelectual do Cão. Mas, suas críticas e um certo cinismo natural podem torná-lo temido é, mesmo, anti-social.

 

Entretanto, a oportunidade de um convívio mais íntimo bastará para que se encontre nele os traços mais nobres da natureza humana. Em todos os níveis de relacionamento, um Cão se esforça para ser um amigo dedicado e solitário, numa constância que chega à abnegação. É um ouvinte paciente e atento, e, quando chega o momento de se manifestar, ele oferece uma visão ponderada, honesta e fiel às suas convicções, mesmo que isto contrarie às expectativas. Para ele, apontar um erro ou fazer uma revelação penosa é muito fácil, e ele o faz com toda a tranquilidade.

 

Mas ele também sabe, como ninguém, amparar, perdoar e recomeçar. O desempenho social dos Cães é orientado por dois princípios básicos: a necessidade de justiça e a força da afeição, mesmo que, às vezes, ele se mostre aborrecido e “rosne” um pouco.

 

Para o trabalho, o Cão reserva uma disposição e talento invejáveis. Poderá construir uma carreira brilhante na indústria, na religião ou no magistério. Mas ele será bem-sucedido mesmo em outras áreas. O dinheiro não recebe muito de sua atenção.

 

Na verdade a ambição do Cão não inclui fortuna ou riqueza; se ele a alcançar, será mera decorrência do seu valor. Dinheiro para ele significa apenas conforto material, e o Cão suporta bem a vida sem ele.

 

A mulher do ano do Cão tende a ser gentil e afável com os outros. Mas também tem um temperamento mais explosivo que o dos homens. Com tempo e um pouco de paciência, ela geralmente consegue conquistar muitos amigos.

 

No amor, os Cães são lúcidos e honestos, como em tudo o mais. Mas durante grande parte de sua vida, eles podem ter sérios problemas emocionais, pois é nesse campo que a inquietação, a insegurança e a frieza que os caracterizam mais se intensificam e podem até mesmo fazer deles pessoas solitárias. Para começarem a conceder mais de si à pessoa amada, eles precisam se certificar de que há reciprocidade no sentimento que lhe dedicam. Uma vez ultrapassada essa barreira, eles permanecerão fiéis à decisão tomada, mesmo que, mais tarde, descubram que se precipitaram ou cometeram um engano.

 

Elemento

  •   Cão de Metal — Este Cão é dominado por u temperamento rigoroso, intransigente e crítico. Para ele, contrariar ou violar qualquer norma é algo inconcebível, e nada escapa de suas repreensões. Nem ele mesmo está isento de seu rigor.
  •   Cão de Água — A Água torna o Cão mais doce e flexível e bastante indulgente, tanto em relação aos outros quanto a si mesmo. Outra característica que ele assimila é a transparência e passa a demonstrar suas emoções. Gentil e sincero, ele sabe exatamente como agir em cada ocasião.
  •   Cão de Madeira — Provavelmente, este é o Cão mais equilibrado. Atencioso e compreensivo, torna-se conhecido pelo seu bom senso. Por isso, é bem recebido em qualquer ambiente. Sua vivacidade intelectual costuma aproximá-lo de atividades culturais.
  •   Cão de Fogo — Deste elemento, o temperamento do Cão recebe um ímpeto que não lhe é costumeiro, e pode tornar-se perigoso, principalmente quando é molestado. De resto, é muito seguro de si e tem a capacidade de envolver as outras   pessoas com o seu entusiasmo contagiante. É um amante das aventuras e das novidades.
  •    Cão de Terra — É um Cão bastante discreto, que não gosta de se envolver em confusão nem de assumir uma posição de evidência. Sua dedicação à cultura e ao conhecimento pode fazer dele um grande educador Fiel aos seus ideais, luta bravamente para conquistar tudo o que deseja.

 

Quadro Resumido

Os cães são: magnânimos; nobres; corajosos; leais; inteligentes; atentos; desinteressados; modestos; altruístas; prósperos; filósofos; respeitáveis; discretos; dóceis; lúcidos.

Mas também podem ser: inquietos; reservados; introvertidos; críticos; pessimistas; rudes; desagradáveis; cínicos; obstinados.

 

 

 

Porco

 

 

 

O Porco pode ser definido como uma pessoa boa. Sua tendência ao equilíbrio faz com que suporte pacientemente qualquer coisa, inclusive agressões fortes. O que ele realmente quer é ficar em paz. Claro que a paciência dele também tem limites, e se a corda for puxada demais, pode se irritar. Mas costuma ser um bom amigo, sempre pronto para ajudar e colocar à disposição dos outros o seu talento e seus bens. Às vezes chega a parecer ingênuo, e certas pessoas se aproveitam dele, mas o Porco sempre sabe muito bem o que está acontecendo e fica quieto.

 

Tem uma sensibilidade cavalheiresca, e é capaz de aguentar golpes baixos sem dar o troco. Na verdade, sob essa aparência frágil, ele é incrivelmente resistente em todos os sentidos. Não se pense, porém, que o Porco não é capaz de defender os seus próprios interesses com inteligência. Acontece que, em geral, ele costuma repartir com os outros a sua sorte.

 

É um signo voltado para os prazeres da vida, um epicurista que, se não tomar alguns cuidados, pode descambar no vício. Sempre consegue conquistar a simpatia dos outros, e pode ser definido como afortunado. Mesmo quando se deixa levar pela sensualidade, não se mete em encrencas ou negócios desonestos.

 

Também não faltam ao Porco interesses intelectuais, mas jamais será um “rato de biblioteca” e seus conhecimentos sempre serão superficiais. Em vez de leitura solitária e de estudo, prefere conferências, manifestações culturais com aspecto mundano, como estréias teatrais ou cinematográficas, vernissages, etc.

 

A mulher Porco gosta muito de receber amigos e conhecidos, organizar festas e reuniões, nas quais sempre se mostra uma ótima anfitriã.

 

Quanto ao amor, o Porco, homem ou mulher, facilmente se entrega com paixão e ingenuidade ao mesmo tempo. Não é raro ver um nativo deste signo andando atrás da pessoa amada, seguindo todos os seus passos, mas sem jamais ousar declarar o seu amor. As desilusões amorosas podem marcá-lo profundamente, e por muito tempo, A mulher Porco costuma dedicar a vida inteira ao homem que ama; e suportar até mesmo ofensas e traições.

 

Depois de conhecer os prazeres do sexo, o Porco não pode mais renunciar a eles. Voluptuoso, extremamente apegado a tudo o que seja capaz de proporcionar prazer, o nativo deste signo valoriza o sexo e o coloca entre as suas prioridades vitais. Embora seja fiel, o sexo é sempre uma novidade para o Porco, e por isso ele é capaz de se sentir constantemente renovado na mais duradoura das relações, ou seja, quanto mais conhece o seu parceiro, mais prazer sente, pois assim junta satisfação sexual com segurança afetiva. Isto acontece principalmente com as mulheres Porco que, além de serem muito apaixonadas, mostram certo grau de abnegação.

 

Elemento

  •    Porco de Metal — Extremamente vigoroso, enérgico e apaixonado, pode se deixar levar pelas paixões e se entregar aos próprios apetites a ponto de perder o controle. É uma pessoa aberta, franca, afetuosa e, a menos que seja provocado, muito gentil. As vezes, o seu senso de humor pode beirar a vulgaridade.
  •    Porco de Água — Tem muita percepção para intuir as intenções e os desejos dos outros, e se vale disso nos seus relacionamentos- Sua grande confiança na vida e nas pessoas faz com que relute em aceitar a possibilidade de ser enganado. Não resiste aos apelos do sexo, da boa mesa e da bebida.
  •    Porco de Madeira — Grande organizador, tem dons para a mediação e geralmente consegue ser um excelente diplomata. Para isso, também conta com a sua sociabilidade e facilidade com as palavras. É capaz de se dar muito, com generosidade e boa vontade, mas não deixa de pensar em si mesmo.
  •    Porco de Fogo — Corre sério risco de ser tragado por um ritmo alucinante de trabalho, reduzido a uma máquina de fazer dinheiro em favor da família, dos amigos, em suma, dos outros. Pode se mostrar prepotente e obstinado, mas geralmente se arrepende de seus erros.
  •   Porco de Terra — Constante, paciente, sensato, quando se propõe a atingir um objetivo é de uma grande determinação, mas sempre tranquilo e sem ansiedade. Fortemente apegado à família, é capaz de suportar qualquer coisa peias pessoas que ama. Adora os prazeres da boa mesa.

 

Quadro Resumido

Os porcos são: gentis; leais; escrupulosos; indulgentes; conscienciosos; cultos; sensuais; decididos; pacíficos; ternos; profundos; sensíveis.

Mas também podem ser: ingênuos; vulneráveis; inseguros; sarcásticos; epicuristas; fracos; tediosos; crédulos; vulgares; fáceis de serem enganados.

 

 

 

Ano Novo Chinês 2014: Cavalo de Madeira

 

 

 

 

Dia 30 de janeiro de 2014 é comemorado o primeiro dia do ano de 4711 do calendário lunissolar chinês.

O calendário lunissolar chinês é formado por uma composição dos doze signos chineses e da teoria dos cinco movimentos (popularmente chamados de “cinco elementos”), perfazendo, assim, ciclos de 60 anos. Atualmente, nos encontramos no 31º ano do presente ciclo: Ano do Cavalo de Madeira.

 

Cavalo é considerado um signo masculino, mas aqui devemos ter cuidado ao descrever os atributos da energia Yang: a hora do Cavalo é aquela que ocorre ao meio-dia, e o mês do Cavalo é aquele onde ocorre o solstício de verão (no hemisfério norte), e em ambos, o sol, símbolo da força Yang, encontra o ápice de seu brilho. Na verdade, o Cavalo é um signo de energia ativa, vigorosa e em movimento, e refletirá em tudo o que se relaciona com a força Yang, como esportes, velocidade, comércio, e socialização.

 

Muito embora o nativo do signo do Cavalo possa ser considerado uma pessoa rebelde, o Ano do Cavalo de Madeira dificilmente será um período de revolta ou de mudanças radicais. Assim, não devemos esperar neste ano nenhuma mudança no equilíbrio de poder do mundo. Ao contrário, indica um fortalecimento da posição momentânea, conduzindo à estabilidade política.

 

No entanto, o Ano do Cavalo indica desperdício. Numa escala nacional, significa que veremos escândalos relacionados à má-gestão governamental das finanças públicas. Dessa forma, por envolver tanto atividades relacionadas a esportes e desperdício de dinheiro, certamente teremos notícias de desvio de verbas da Copa do Mundo.

 

Cavalo é representa também o mercado consumidor, sendo um típico Ano do Cavalo aquele de intensa atividade comercial, sobretudo nos mercados relacionados à atividade esportiva, automotiva, cervejeira, e de socialização.

 

No lado pessoal, é interessante que os nativos de qualquer signo cuidem de suas finanças pessoais para se manter dentro do orçamento, uma atividade que se mostrará muito mais complicada neste Ano do Cavalo de Madeira.

 

Por ser um ano de proeminência maior de energia Yang, relacionamentos amorosos também podem se tornar mais difíceis. Isso não significa que não haverão envolvimentos amorosos de qualquer sorte, mas o amor, naquele sentido antiquado e romântico da palavra, não encontrará muita expressão.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!